Site para bloqueio de telemarketing de telefônicas tem grande adesão
Não Me Perturbe foi lançado pela Anatel nesta terça-feira (16), e já teve mais de 320 mil usuários cadastrados
Entrou em vigor na terça-feira (16/07) a lista Não Perturbe para as operadoras de telecomunicação. E a adesão dos clientes para não receberem ligações de telemarketing de empresas para venda de serviços foi grande já no primeiro dia. De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 1,4 milhão de usuários já realizaram cadastro no site.
De
acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço
Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil), a plataforma online criada
pelas empresas de telecomunicações atingiu a marca de 328 mil pessoas
cadastradas em pouco mais de 12 horas e 247 mil solicitações de
bloqueio. O site vem tendo, em média, 13 mil acessos simultâneos, com
pico superior a 40 mil acessos na parte da manhã.
O
problema de receber ligações indesejadas também é recorrente no Recife.
Mesmo sem terem realizado o cadastro ainda, muitos pernambucanos viram
com bons olhos a possibilidade de bloquear as ligações. É o caso da
recepcionista Natália Siqueira, de 29 anos. “Ouvi falar sobre o site.
Ainda não me inscrevi, mas tenho muita vontade. Tanto eu quanto a minha
avó recebemos muitas ligações, até em feriados, quando a gente quer
acordar mais tarde e não tem sossego”, comenta.
“Só
hoje recebi quatro ligações, todos números do Paraná e buscando vender
alguma coisa. Acho o máximo que tenha esse cadastro agora, porque às
vezes eles ficam insistindo em um produto que a gente já diz que não
quer”, explica a dona de casa Maria Ester Ribeiro.
Passo a passo
No
site, o usuário faz a inclusão de seu número no Cadastro Nacional
Setorial do “Não Perturbe”, podendo escolher de quais operadoras não
deseja receber ligações. Para isso, é preciso criar um login, informando
nome completo, CPF e e-mail. O bloqueio será efetivado em até 30 dias
corridos a partir da data da solicitação.
A
lista inclui as empresas do setor no Brasil: Algar, Claro/Net, Nextel,
Oi, Sercomtel, Sky, TIM e Vivo. Elas também deverão, nesse prazo, criar e
divulgar amplamente um canal por meio do qual o consumidor possa
manifestar o seu desejo de não receber ligações.
Segundo
a Anatel, se uma pessoa continuar recebendo ligações de oferta de bens e
serviços de telecomunicações mesmo após o cadastro, ela pode ligar para
o número 1331 e fazer uma reclamação. As sanções podem variar de
advertência a multa de até R$ 50 milhões.
Fonte: folhape.com.br