Qual é o lucro ideal?
Definir
o preço dos serviços e bens é uma tarefa de risco, pois gera
expectativa em obter o maior lucro possível para fazer o negócio
prosperar. No entanto, exceder na dose pode resultar exatamente no
inverso daquilo ansiado, ou seja, vendas reduzidas que talvez nem cubram
os custos. Constantes resultados trágicos acumularão prejuízos,
descapitalizando a empresa e provocando endividamento que traz ainda
mais custos – juros – e talvez, sem as medidas apropriadas tomadas a
tempo, encerrando o empreendimento.
Na
infância, e muitas vezes até na juventude, sonha-se em ter uma empresa
para mandar no próprio nariz. Trabalhar, mas também curtir as delícias
da vida com o dinheiro conquistado e no tempo desejado, pois, como
patrão, não haverá dias e horas fixos para laborar. Infelizmente não é
tão fácil assim e quem já tem o seu negócio, compreende a afirmação.
Certamente há leitores que tiveram de fechar a empresa, mais tarde
iniciaram outra atividade, e agora com mais cuidados percebem o quão
difícil é manter uma empresa em atividade. As estatísticas demonstram
que mais de 42% das empresas fecham antes de completar dois anos (https://datasebrae.com.br/sobrevivencia-das-empresas/). Quantas resistem a cinco e dez anos? Não é assustador?
É
possível determinado negócio não estar bem: dificuldade com vendas,
produção, capital de giro, inadimplência, equipe administrativa com
baixo desempenho ou sócios descomprometidos, mas é indispensável
identificar o problema para empenhar-se em sua neutralização. Atualmente
as empresas brasileiras passam por uma grave e longa crise, que parece
nunca chegar ao fim, fazendo com que a principal dificuldade sejam as
vendas, que estão abaixo do Ponto de Equilíbrio. Tal problema costuma
gerar outros, muitas vezes a falta capital de giro, então é preciso
concentração para não ficar confuso e “não saber o que acontece com a
empresa”. Descoberto o princípio do caos, devem-se buscar soluções para
eliminar ou minimizar o impacto. Se for possível, invista na equipe de
vendas, amplie a área de atuação ou lance um novo produto ou serviço. Se
tudo isso não atender as necessidades, estude a viabilidade de reduzir
os custos fixos.
Para
qualquer empresa em atividade, a busca pelo lucro ideal deve iniciar
com o conhecimento do lucro que está gerando, pois como já disse Peter
Drucker (1909/2005), considerado o “pai” da administração moderna, “se
você não pode medir, você não pode gerenciar”. Para identificar o
verdadeiro lucro, ou prejuízo, que o empreendimento está gerando, são
necessários certos controles internos, e tal organização, além de
apresentar o efetivo resultado, permitirá encontrar a resposta do que
está acontecendo com o seu negócio.
Fonte: Gilmar Duarte