A importância dos indicadores financeiros e econômicos para as empresas
O
“indicador” é algo que indica, dá a conhecer, serve de guia ou, ainda,
que serve para indicar. Esta terminologia tem por finalidade mostrar
algo através de sinais ou indícios e é empregada em quase todas as
atividades, a exemplo da aferição da pressão arterial, velocidade,
inflação, produção, vendas, qualidade de vida, sustentabilidade, emprego
etc.
A
aplicação dos indicadores, fundamentais para as grandes empresas, é
vital às micro e pequenas empresas (responsáveis por 72% dos empregos
gerados no Brasil em julho de 2018, segundo o Serviço Brasileiro de
Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae), levantamento com base no
Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), índice que se
mantém ao longo dos últimos anos) que desejam crescer ordenadamente.
A
principal função dos indicadores é demonstrar a saúde de determinado
empreendimento, ou seja, permitir avaliar o desempenho da produção,
vendas, finanças, lucratividade, patrimônio etc. para garantir o sucesso
do mesmo.
Os
lucros bruto e líquido, custos fixos e variáveis, ponto de equilíbrio,
liquidez corrente e seca são alguns dos indicadores mais conhecidos no
universo empresarial, contudo muitos outros podem e devem ser aplicados
para medir o desempenho, tais como evolução do faturamento mensal, anual
e por vendedor, ticket médio, inadimplência e perdas com o recebimento
dos clientes, ou qualquer outro, inclusive aqueles que atendem
especificamente o seu negócio.
Participar
de palestras, cursos ou simplesmente ler artigos e livros desperta no
gestor a necessidade de acompanhar mais de perto o desempenho do
empreendimento, o que o leva a perceber que os indicadores se encaixam
perfeitamente na solução da carência, em função da praticidade para a
compreensão do cenário.
O
primeiro passo é gerar os indicadores. Este momento pode ser
trabalhoso, mas se for automatizado com o passar do tempo será tarefa
simples levantar os números. Aconselha-se adotar periodicidade curta,
preferencialmente nunca superior a um mês. Para exemplificar, acompanhar
mensalmente o crescimento das vendas é aceitável, mas se este
acompanhamento for diário a tomada de decisão será mais rápida e a tempo
de recuperar o mal desempenho.
A
adoção de indicadores não é a parte mais espinhosa desta atividade, mas
sim a análise periódica dos mesmos, pois gerar os números e não saber
analisá-los ou indispor de tempo é o mesmo que fazer nada. Peter Drucker
(1909/2005), considerado o “pai” da administração moderna, dizia que “o
que pode ser medido pode ser melhorado”. Os indicadores são métricas
para comparar o desempenho da sua empresa com períodos anteriores ou,
quando possível, confrontar seus resultados com os números das empresas
concorrentes para ir ao encontro do aprimoramento constante. Saber onde
está o problema é a melhor forma de tomar as atitudes capazes de
resolvê-lo.
Não
caia na armadilha do relaxamento, mas defina um espaço em sua agenda e
faça do tempo para analisar os indicadores um instante de profunda
reflexão dos resultados obtidos no seu empreendimento para aprimorar
sempre mais.
Fonte: www.gilmarduarte.com.br